PRODUTOS E SERVIÇOS PARA INDÚSTRIAS DE PAPEL E CELULOSE
CONDICIONAMENTO CONTÍNUO DE TELA FORMADORA E FELTROS
Este programa permite ao cliente manter as vestimentas de sua máquina de papel e/ou secagem, limpas por um maior período de tempo evitando problemas na qualidade no papel e/ou celulose produzida evitando perda de produção.
CONTROLE DE STICKS
O programa de Controle de Sticks utiliza o moderno conceito de retirar do processo os contaminantes presentes do circuíto de fabricação de papel, através do próprio papel, sem que isso resulte em perda de qualidade do papel fabricado. Isso é possível pois os produtos envolvidos no Programa de Controle de Sticks atuam sobre os contaminantes que se encontram no estágio coloidal.
CONTROLE DE PITCH
Permite manter sob controle o "pitch" durante o processo de fabricação de celulose, aferindo à polpa final a qualidade desejada.
AGENTE DE CREPAGEM E PROTEÇÃO DO CILINDRO YANKE
Esse método permite a utilização de um único produto em substituição aos demais programas que normalmente utilizam os produtos agente release, monofosfato e RU, utilizados para destacar a folha e proteger o cilindro secador Yanke.
AGENTES DE RESISTÊNCIA A SECO
Essa linha de produtos permite o incremento de testes físicos no papel, além de auxiliar no controle de demanda iônica das máquinas de papel.
ANTIINCRUSTANTES
A linha de produtos que compõem os Programas de Controle de Depóstos Inorgânicos é normalmente empregada em tratamento de depósitos encontrados em digestores contínuos e/ou etapas de branqueamento de celulose.
DISPERSANTES
Esses produtos são empregados para controle de depósitos orgânicos e/ou inorgânicos, presentes nos circuítos de fabricação de celulose e papel.
ANTIESPUMANTES
Essa linha é formada por produtos para lavagem de celulose, podendo ser à base de silicone ou óleo, bem como produtos para máquina de papel, utilizados no combate à espuma.
BIOCIDAS
São utilizados para o controle de microorganismos nos processos de fabricação de papel, amido, tintas couchê e águas industriais.
SISTEMA DE COLAGEM NEUTRA E ALCALINA

Constituída por: Agentes de Colagem: AKD, AKD+BREU; Coagulantes Inorgânico: PAC; Promoter: aumenta a efetividade de colagem.

Colagem é um processo que requer análise prévia de cada sistema, onde, por vezes, é necessário utilizarmos somente um tipo de Agente de Colagem, ou na maioria dos casos, também faz-se necessário a utilização de PAC e Promoter em função do tipo de fibra utilizada para fabricação. A DAG provê soluções completas para Sistemas de Colagem, identificando a necessidade específica de cada sistema/ processo.

AGENTES DE RESISTÊNCIA SUPERFICIAL
Produtos aplicados em PRENSAS de COLAGEM (Size Press, Speed Sizer, Sym Sizer e similares) com o objetivo de aumentarmos propriedades como: Printabilidade; Resistências; Colagem (Cobb/ HST).
QUELANTES/ SEQUENTRANTES DE METAIS

Completa linha de quelantes/ sequestrantes empregados em processo de branqueamento de pastas químicas, semi-químicas e mecânicas, visando otimizar a utilização de agentes oxidantes que promovem a alvura/ brancura de pastas.

Além desta utilização, são também aplicados a sistemas de águas, em processos de fabricação de papéis, onde encontramos elevados índices de íons bivalentes como Ca 2+, Mg 2+, Fe 2+ que afetam performance de AGENTES de COLAGEM, AGENTES de RESISTÊNCIA A SÊCO, CORANTES, entre outros, elevando o consumo destes ou prejudicando a obtenção de papel dentro das especificações (geração de produto "não conforme").

MODIFICADORES DE CRISTAIS DE CÁLCIO

Produtos utilizados no processo de cozimento de celulose, para evitar a formação de depósitos de Cácio nos fluxos de Liquor Negro, Evaporação e Lavagem. As vantagens de sua aplicação são:

Extenção das campanhas de produção: paradas para limpeza química nos digestores e sistemas de evaporação; Controle da formação de depósitos no processo; Consequente aumento de produção e qualidade da celulose obtida.

LIMPEZA QUÍMICA
Formada por tensoativos e dispersantes que atuam na remoção de sujeira ou como coadjuvante de limpeza de telas e feltros. Também são utilizados na limpeza de superfícies expostas e de fácil acesso, tais como, tanques de água e massa, estrutura de equipamentoe em aço inox, aço carbono e alumínio.
DESTINTAMENTO E DESAGREGAÇÃO DE APARAS
Constituído por tensoativos aniônicos que se mostram muito eficientes nos processos que necessitam de umectação rápida ou na formação de espuma estável. Na operação de desagregação de papel reciclado, permite que a apara absorva água em curto espaço de tempo, sem formar espuma, enquanto no destintamento de fibras recicladas, em células de flotação, permite a formação de espuma consistente e de ação seletiva sobre tintas de impressão.
MODIFICADORES DE ESCÓRIA
Constituída por compostos inorgânicos com elevado ponto de fusão, que ao serem adicionados no lado do fogo de caldeiras de recuperação e/ou biomassa evitam a formação de depósitos compactos nas superfícies de troca térmica e nas áreas de acúmulo de resíduos de combustão. Como modificam a estrutura cristalina de depósitos, quando ainda na fase de formação, permitem abreviar o tempo despendido nas operações de limpeza e prolongar o intevalo de tempo entre paradas da caldeira.
CATIONIZADORES DE AMIDO
Produto utilizado para cationizar o amido para uso na fabricação de papel miolo, capa, Kraft e Kraft Liner.
AUXILIARES DE COZIMENTO
Nos processos de polpação alcalina ou ácida, facilitam a penetração e distribuição do licor de cozimento nos cavacos.
+++++